Saúde e beleza

Melhores exercícios para o seu tipo físico

Dicas e sugestões de exercício físico específico para seu corpo

Das pessoas que procuram a academia porque estão insatisfeitas com o corpo, existem quatro tipos mais comuns: homens descontentes com a “barriguinha”, mulheres que reclamam da gordura localizada nos quadris e nas coxas, o adolescente que se acha muito fraco e pessoas com mais de 35 anos que estão acima do peso.

Para os homens de mais de 35 anos que querem se livrar do acúmulo de gordura localizado no abdome, os exercícios mais indicados são os aeróbicos, ou seja, andar, pedalar e até dançar, desde que durem de quarenta a sessenta minutos e sejam feitos com vigor. Exercícios abdominais e localizados na região do tronco ajudam a tonificar os músculos. Na dieta, refeições equilibradas com cerca de 2.000 calorias/dia resolvem o problema. A melhora é mais rápida se o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes for diminuído.

Já no caso das mulheres que acumulam gordura na região dos quadris e das coxas, o melhor é alternar um dia de programa aeróbico com outro de exercício localizado. No aeróbico é importante trabalhar em aparelhos que exijam mais das pernas, como o step. Uma dieta com até 1.800 calorias diárias e pouca fritura é a mais apropriada. Bebidas alcoólicas e refrigerantes podem ser consumidos, mas com cautela.

Dicas de exercício físico
Dicas de exercício físico

O adolescente, normalmente, tem um biotipo alto e magro, graças à revolução hormonal que acontece no seu corpo. Mas para ganhar um pouco de músculos o jovem pode recorrer à musculação. Séries de 40 minutos de exercícios, alternando braços, pernas e costas dão bom resultado. Comer bem é importantíssimo para quem está na chamada fase de crescimento.

Agora, quem tem mais de 35 anos sabe que a tendência, tanto para o homem como para a mulher, é ganhar 1 quilo a cada 12 meses. Isso porque, a partir dessa idade, o corpo começa a perder massa muscular, mas o consumo de calorias permanece igual. Nesses casos, o melhor é um programa de exercícios moderados e de longa duração, de três a cinco vezes por semana. A regra geral para a dieta é uma restrição alimentar em torno de 1500 calorias para o homem e 1200 para a mulher, dividida em seis refeições diárias.

Lembre-se que todo exercício físico deve ser feito sob a supervisão de um profissional. As academias de musculação geralmente fazem um pré-atendimento e avaliação com nutricionista para avaliar seu corpo e ver suas necessidades.

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